Melhor piloto do mundo? A verdade por trás da resposta ousada de Fernando Alonso sobre Larson

O mundo do automobilismo tem sido consumido por um debate sobre quem deveria ser considerado o melhor piloto completo do mundo: Max Verstappen, da Fórmula 1, ou Kyle Larson, da NASCAR?

Tudo isso é muito interessante — mas Fernando Alonso, da Aston Martin, tem uma resposta única.

Fernando Alonso: “Aposto que Max Verstappen é bom em tudo…”

Kyle Larson gerou bastante discussão no mundo do automobilismo quando, após vencer o Knoxville Nationals pela terceira vez em quatro anos, o astro da NASCAR afirmou ser um piloto mais completo do que o tricampeão da F1, Max Verstappen.

“Eu sei, na minha mente, que sou melhor do que ele como piloto completo,” disse Larson, conforme relatado pela FloRacing.

Larson admitiu que Verstappen o venceria em um carro de Grande Prêmio — mas, em qualquer outro lugar, Larson acreditava que sairia por cima.

Por sua vez, Max Verstappen não demonstrou interesse em participar do debate, dizendo aos jornalistas reunidos durante os preparativos para o Grande Prêmio da Holanda que “todo mundo pensa à sua maneira, certo?”

Curiosamente, Fernando Alonso, da Aston Martin, também foi envolvido no debate. Ele é um dos poucos pilotos no grid atual da F1 que tem experiência em diversas disciplinas, incluindo IndyCar, Dakar e corridas de endurance.

Quando questionado sobre quem era melhor, Larson ou Verstappen, Alonso respondeu: “Eu não sei. Acho que o Max é muito bom em GPs e aposto que ele é bom em tudo.”

Foi uma resposta ousada de Alonso — mas há alguma verdade nisso, pelo menos no sentido de que Alonso competiu com sucesso em alguns dos eventos mais icônicos fora da Fórmula 1.

O espanhol ainda elaborou sobre as habilidades necessárias para competir em diferentes tipos de corridas.

“Você precisa se adaptar muito rapidamente a disciplinas muito diferentes,” disse ele.

“Correr em oval é uma coisa, uma técnica e habilidades de direção completamente independentes.

“E no Dakar, realmente, pressionar o acelerador e o freio ao mesmo tempo por seis horas, apenas dominando o carro — não é fácil se adaptar.”